No mês de junho comemora-se em todo o Brasil as Festas Juninas. A bibliotecária Silvana Corrêa, do colégio La Salle Dores criou para este momento uma Hora do Conto especial de São João, a técnica em biblioteconomia Juana Belinaso ilustrou, vejam com ficou:
A história da Festa Junina
Há muito tempo atrás, veio um povo da Europa para colonizar o Brasil. E como eram um povo muito festivo, trouxeram seus costumes e festas com eles. Trouxeram as festas juninas.
Comemoramos as festas juninas porque no mês de junho festajamos o aniversário de três santos católicos: São João, Santo Antônio e São Pedro.
O primeiro santo nasceu há muito tempo atrás, lá na Palestina. Pois, havia um casal de velhos que queria muito ter filhos, mas estavam muito velhos para isso.
Izabel tanto pediu a Deus que ele enviou um anjo para atender o seu pedido. O anjo contou a Izabel que Deus lhe abençoara com um filho e quando ela contou ao marido ele não acreditou e o anjo fez com que ele enrolasse a língua e não pudesse mais falar.
Izabel era prima de Maria, a mãe de Jesus. Maria pediu que lhe avisasse quando a criaça nascesse. Mas como naquela época não havia e-mail, celular, nem correio, seria muito difícil avisar. Então Maria teve uma idéia, quando o bebê nascesse, Izabel deveria acender uma grande fogueira na frente de sua casa, assim Maria poderia saber do nascimento.
A criança nasceu e era um lindo menino. Izabel, como havia prometido a Maria, ascendeu uma grande fogueira na frente de casa e Maria veio conhecer a criança. Quando perguntou a Zacarias o nome da criança, como por encanto, a sua língua desenrolou e ele falou: João.
Naquele tempo não havia bombinhas, buscapé, foguetes ou balões. As pessoas para comemorarem o nascimento de uma criança faziam muito barulho para avisar à todos.
João cresceu e se transformou em um bom homem, ele batizava as pessoas e ficou conhecido como João o Batista e após a sua morte como São João Batista.
O segundo santo que faz aniversário em junho é Santo Antônio, o santo casamenteiro. Se você quiser casar peça a Santo Antônio que ele logo lhe arranja um casamento.
É em homenagem à Santo Antônio que nas Festas Juninas fazemos o casamento na roça.
Mas, festa para ser boa tem que ter comida, bebida e muita brincadeira. E em festa junina aqui no Rio Grande do Sul, tem barraca de pipoca, pinhão, quentão, churrasquinho... E para brincar tem a barraca das argolas, tiro ao alvo, pescaria, boca do palhaço e muito mais...
Mas, festa que se preze tem que ter música para se dançar a quadrilha, meninos e meninas dançam juntos na maior animação!
E o São Pedro onde entra em tudo isso?
Pois o São Pedro tem a chave do céu, e no primeiro dia de junho ele abre as portas do céu para que as festas juninas aconteçam na maior paz e sem chuva. Mas, aproveitem, pois no dia 29 de junho, dia que se comemora o aniversário de São Pedro, ele encerra as festividades fechando as portas do céu.