sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Biblioteca do Colégio La Salle Dores ganha novos livros

É só pensar em um título, ou um assunto e você irá encontrar no acervo infantil da Biblioteca do Colégio La Salle Dores. São mais de oito mil livros infantis catalogados na base de dados on line e disponíveis para o empréstimo.
E neste mês foi feita uma grande aquisição livros. Foi preciso instalar novas estantes para suportar os novos livros.

Na biblioteca do colégio, só não lê quem não quer, pois temos certeza que para cada aluno há um tipo diferente de livro.



 



Hora do Conto Farroupilha




Na semana do dia 17 à 20 de setembro a biblioteca do La Salle Dores terá como atração a Hora do Conto Negrinho do Pastoreio, lenda gaúcha que conta a trágica história de um menino filho de escravos que trabalha para um patrão muito malvado e a cada erro seu é castigado brutalmente,chegando as últimas consequencias de chicoteá-lo e largar o seu corpo ainda em vida em cima de um formigueiro.
Esta lenda faz parte do imaginário popular do Rio Grande do Sul.


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Hora do Conto sobre piolhos

Nesta semana, a bibliotecária do colégio La Salle Dores organizou uma Hora do Conto educativa sobre piolhos, com a história do livro Com os pés na cabeça do Rei de Leonardo Mendes Cardoso. As imagens foram passadas no Data show. E quem não sabia como eleminar estes parasitas aprendeu!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Sarau Literário do 2º Ano

Vida de minhoca não é fácil é o título da história criada por Silvana Corrêa, bibliotecária do Colégio La Salle Dores. A história partiu do trabalho que os alunos executaram em aula sobre o livro Diário de uma minhoca de Doreen Cronin. Os alunos estudaram em ciências a importância da minhoca na agricultura, fizeram um terrário e para encerrar um Sarau Literário.

A música ficou à cargo do professor Clóvisnas aulas de música, onde os alunos criaram uma letra para uma melodia já existente, falando sobre as atividades da minhoca. E assim, com dramatização, música e dança embalada pela música Semente do Armandinho, as crianças apresentaram aos pais um lindo Sarau. Confira as fotos.

 

domingo, 9 de setembro de 2012

sábado, 8 de setembro de 2012

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Para ler no feriado

Aqui vão algumas sugestões para você ler no feriado.

Se você é do tipo romântica:
Se você gosta de terror:

Se você gosta de comédia:
Se você gosta de drama:


Se você gosta de aventura, mas ainda está no mundo da fantasia:
Se você está estudando para o vestibular:

Se você gosta de épicos:


Boa leitura e bom feriado!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Como estimular nossos filhos a serem leitores

Aqui vão oito dicas para estimular o seu filho a ler.

1 – É necessário dar o exemplo. As crianças sentirão mais interesse por ler um livro se vêem que este hábito está presente a sua volta. Lembre-se que as crianças gostam de copiar. Que é sua forma de aprender. Se eles notam que você gosta de ler e que tratam os livros com cuidado e respeito, elas provavelmente, farão o mesmo.




2 – Ler por diversão. É necessário estar convencido de que a leitura deve ser empregada como uma forma mais de diversão e não como uma obrigação. Os livros não devem ser introduzidos no cotidiano da criança só quando ela está aprendendo a ler ou somente quando está na escola. O contato com os livros deve começar bem cedo.


3 – Ofereça livros. Quanto o bebê consegue se sentar firme no chão ou no berço, ofereça-lhe livros para que os maneje. Existem no mercado, pequenos e curiosos livros feitos com pano e inclusive com material plástico indicados para brincarem durante o banho. Existem também pequenos dicionários para que seu bebê se vá familiarizando com as palavras, as letras, relacionando-as pouco a pouco com a imagem. O segredo nesta idade, é fazer com que o bebê veja o livro como mais um brinquedo, com o qual poderá aprender, crescer, descobrir, criar fantasias, e ouvir muitas histórias interessantes e encantadoras. No princípio, trate de dar preferência aos livros ilustrados, com poucas palavras, e faça com que seu filho o toque, o acaricie, cheire, e tenha todo tipo de contato com ele. Existem livros que contem sons incluídos e também pedaços de lã, e de outros materiais para que os bebês desfrutem também com o tato. Existem livros com cheiros também!



4 – Leia em voz alta. Quando ficam um pouquinho maiores, o ideal é ler em voz alta, seguindo sempre as estórias do livro. Dê importância especial ao tempo que dedica para tomar seus filhos nos braços e compartilhar com eles o prazer de ler um conto, longe das distrações da televisão. Comece com os contos tradicionais, clássicos, mas fundamentalmente escolha livros que agradem a todo mundo. Se um livro é cansativo, esqueça-o e busque outro que seja interessante.



5 – Leve a criança até a biblioteca. Quando seu filho já está numa idade em que consiga estar mais quieto nos lugares fechados, leve-o para visitar uma biblioteca. A criança, quando se familiariza com os livros, aprende a manuseá-los, está construindo uma amizade, um laço com a leitura. Se sentirá mais próxima ao lugar e desejará voltar muitas vezes para escolher o livro que quiser.



6 – Dê livros de presente. Outra forma de estimular o interesse da criança pelos livros, é converter um livro em um prêmio. Cada vez que tiver que premiar seu filho por algo importante, presenteie um livro sobre o seu assunto favorito.



7 – Converse sobre as histórias do livro. Quando seu filho já está desfrutando dos livros, participe da leitura. Quando terminar de ler o conto, peça-lhe que lhe conte algo que aconteceu com algum personagem, ou inclusive faça com que seu filho adivinhe o que passará no final. Aproveite para fazer comentários sobre as situações boas e más, e fazer comparações de um pedaço da estória com suas experiências, como “o que você faria no lugar dele?” “Será que isso vai acontecer com a gente algum dia?”.



8 – A basteça sua casa de livros. Assim que sentir que seu filho já se interessa pelas estórias, que se envolve com a trama, e se identifica com os personagens, comece a participar e a imaginar finais diferentes, e a viver várias sensações rindo, emocionando-se, e não deixe de surpreendê-los com novos contos. Dê continuidade a esse costume abastecendo sempre sua casa com livros e revistas.



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Dia da Independência


Nesta semana da pátria, a biblioteca do colégio apresentou junto com a Hora do Conto o hino da Independência do Brasil, com imagens fantásticas de nosso país, confira!






terça-feira, 4 de setembro de 2012

Hora do Conto sobre a Independência do Brasil

Nesta semana, a biblioteca do colégio La Salle Dores apresentou uma Hora do Conto sobre a Independência do Brasil. E após muito procurar, uma maneira lúdica de contar a história, a bibliotecária Silvana Corrêa organizou o que segue.

Independência do Brasil
Era uma vez um lindo país chamado Brasil, onde havia uma rica natureza.
Os habitantes do Brasil eram um povo bonito, bem bronzeados que tinham um cabelo bem liso e usavam poucas roupas.






Aconteceu que um dia um povo vindo lá da Europa chegou ao Brasil e se sentiu dono daqui.



Quando os portugueses chegaram, descobriram que o Brasil tinha muitas riquezas, muito ouro. Então, eles enchiam as naus de ouro e levavam para Portugal.

Ceta vez, veio um principezinho de Portugal morar aqui no Brasil.


O povo gostava muito dele e quando sua família teve que regressar a Portugal, o povo foi às ruas gritando:
- Fica Pedro! Fica Pedro!


Então o Pedro falou:
- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que eu fico!

Pedro casou-se com uma linda jovem, a princesa Leopoldina.
.

Um dia ela recebeu a visita do conselheiro José Bonifácio, que disse que Portugal exigia que ele voltasse para lá.
Leopoldina então disse que não era aquilo que seu marido desejava e iria escrever um bilhete para ele.


Dom Pedro que estava molhando os pés lá nas margens do Ipiranga falou:
- Soldados, a corte portuguesa quer nos ecravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não servimos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou morte!
E todos gritaram:
-Independência!
E a partir daquele dia raiou a liberdade no horizonte do Brasil!


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ler é chato?


E pra você ler é divertido?



sábado, 1 de setembro de 2012

Hora do Conto interativa

Nesta semana a biblioteca do colégio La Salle Dores apresentou uma Hora do Conto interativa, muito legal!
A Técnica em Biblioteconomia Juana Belinaso organizou uma Hora do Conto para os 3º e 4º Anos do Ensino Fundamental bem diferente.
Ela fez cartões com palavras aleatórias, colocou-as dentro de um saco e começou a história: " Era uma vez uma princesa..." e os alunos iam tirando do saco as palavras e criando frases para completar a história. Cada aluno pode fazer parte da criação do texto.
As turmas ficaram bem empolgadas e pediram, para o próximo encontro, uma história de terror, com palavras como: bruxa, ogro, pântano, vampiro, etc.
 Com a participação dos alunos, foram criadas histórias divertidas e, principalmente, com esta atividade, os alunos puderam perceber que em um texto, em uma história, precisamos prestar atenção na introdução, no desenvolvimento e no fim, para que seja coerente. Um exercício muito bom para quem está aprendendo redação.