quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O papel do bibliotecário escolar

De acordo com Graça Maria Fragoso o papel do bibliotecário escolar se reveste de suma importância quando seu trabalho é dinâmico, integrado, capaz de mobilizar alunos e educadores à leitura para aprender à aprender, aprender para saber e para desenvolver a consciência crítica e reflexiva da sociedade que o cerca.


E como o bibliotecário escolar pode atingir esta excelência na práxis escolar?

  • Estimular os alunos, através de atividades simples, como a contação de histórias, desde o maternal, a desenvolverem o “gostar de ler”;

  • Oferecer elementos que promovam a apreciação literária, a avaliação estética e ética, tanto quanto o conhecimento dos fatos; Um exemplo: ao narrar histórias para crianças da Educação infantil, ele estará participando ativamente do processo de alfabetização e possibilitando a esse futuro leitor a visão positiva do ato de ler.

  • Ler poemas, para despertar emoções e sentidos; realizar exposições, entrevistas; promover a leitura de textos teatrais; oferecer atividades em diversos campos da arte, como a mímica, a dramatização, a pintura, a música e a dança através de atividades como saraus literários;

  •  Fazer uso das novas tecnologias da informação e da comunicação como agentes motivadores de ações de leitura e ampliação do conhecimento.

Eis algumas das ações que bibliotecários podem e devem empreender no recinto da biblioteca ou fora dela, mas sempre em consonância com o currículo e coadjuvando o trabalho do corpo docente.

Em síntese, sua grande tarefa é tornar a biblioteca da escola um lugar agradável, dinâmico, onde prevaleça um clima de harmonia entre ele e o público.






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