Todos nós adoramos ouvir histórias e com os bebês não é diferente. Para ajudar os pais e familiares a desenvolver o hábito pela leitura desde a mais tenra idade, aqui vão algumas dicas para tornar este momento agradável.
Comece selecionando os títulos. Dê preferência a histórias interessantes e que não emitam juízos de valor. Os enredos que apresentam objetos e personagens comuns do universo infantil como bolas, brinquedos e carros, entre outros e que transferem características humanas a animais e coisas costumam ser os prediletos. Fique atento também às ilustrações, pois elas ajudam a chamar a atenção para os livros e a contar o enredo. As figuras grandes, coloridas e bonitas aprimoram a percepção visual e ampliam o repertório de imagens.
Inove com livros de plástico ou tecido e que apresentem figuras em relevo, páginas com dobraduras ou com espaços de interação. É fundamental agregar gêneros diversos. Histórias que tenham apenas imagens agradam aos menores.
Os livros devem estar sempre à disposição da criança, mas é importante ter um lugar para que sejam guardados. Para isso, use estantes ou caixas de madeira, colocadas em altura própria para que alcancem os exemplares.
Ensine a importância de cuidar bem do material e de preservá-lo.
Deixe a criança manusear os livros.
Leia com a garotada as imagens e os textos, apontando figuras e nomeando personagens. Para desenvolver a escuta atenta e favorecer a concentração de todos, capriche na entonação e no ritmo.
Não tenha receio de repetir a mesma trama mais de uma vez. Os que já sabem falar não se cansam de pedir as preferidas, e isso é importante para que apreendam a história e prestem atenção em detalhes diferentes a cada vez. Você pode ler um livro em várias sessões se ele estiver dividido em capítulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário