E como o bibliotecário escolar pode atingir esta excelência na práxis escolar?
- Estimular os alunos, através de atividades simples, como a contação de histórias, desde o maternal, a desenvolverem o “gostar de ler”;
- Oferecer elementos que promovam a apreciação literária, a avaliação estética e ética, tanto quanto o conhecimento dos fatos; Um exemplo: ao narrar histórias para crianças da Educação infantil, ele estará participando ativamente do processo de alfabetização e possibilitando a esse futuro leitor a visão positiva do ato de ler.
- Ler poemas, para despertar emoções e sentidos; realizar exposições, entrevistas; promover a leitura de textos teatrais; oferecer atividades em diversos campos da arte, como a mímica, a dramatização, a pintura, a música e a dança através de atividades como saraus literários;
- Fazer uso das novas tecnologias da informação e da comunicação como agentes motivadores de ações de leitura e ampliação do conhecimento.
Eis algumas das ações que bibliotecários podem e devem empreender no recinto da biblioteca ou fora dela, mas sempre em consonância com o currículo e coadjuvando o trabalho do corpo docente.
Em síntese, sua grande tarefa é tornar a biblioteca da escola um lugar agradável, dinâmico, onde prevaleça um clima de harmonia entre ele e o público.
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